Preencha seus dados:

;

Antes de falarmos sobre o mercado de TI no Brasil já adianto que a notícia é boa (mesmo que o cenário econômico brasileiro não esteja lá aquelas coisas)!

Não dá para falar que o mercado de tecnologia da informação está indo de vento em popa, mas o setor foi um dos que menos sofreram com a crise. Isso porque, para a maioria das empresas, a área é vista como uma grande aliada da rentabilidade e produtividade, seja para cortar gastos ou ainda ampliar as oportunidades de negócios.


Revolução no mercado de TI

Está mais que claro que a tecnologia mudou a forma com que nos comunicamos. Antes éramos obrigados a fazer milhões de coisas pessoalmente. Hoje os aplicativos facilitam a vida. Em um clique é possível realizar uma compra, pedir uma pizza, pedir um táxi, pagar as contas, etc. Parece simples, mas por trás de tudo isso existe centenas de pessoas trabalhando duro para criar códigos e garantir o funcionamento dos processos.

Inventar soluções as quais a gente não sabe mais viver sem é uma das premissas da tecnologia da informação. Por isso, o profissional de TI é visto como um aliado estratégico para alavancar o desempenho das empresas.


O mercado de TI e seus cargos

É claro que existem cargos que estão em alta e outros que estão em baixa, assim como em qualquer área profissional. Em uma matéria divulgada pela Revista Exame, é citado um relatório da consultoria HAYS sobre os cargos mais e menos promissores para o ano de 2017. Segundo o relatório, os cargos em alta são: especialista em cloud e DevOps; analista / gerente de segurança da informação; analista / engenheiro / cientista de dados. Os cargos que não estão tão bem assim são: analista de rede de telefonia, coordenador / analista de infraestrutura não-virtualizada.

Segundo informações da Catho (maior portal de recrutamento do país) as áreas mais procuradas no mercado de TI são tecnologia na construção de softwares, tecnologia de desenvolvimento de sistemas, computação gráfica 3D, games e sistemas para a internet. É fundamental que este profissional se mantenha sempre atualizado e saiba da importância de diferenciais como MBA, especializações e certificações na área.


Estudo de Remuneração 2017

A consultoria Michael Page realizou uma pesquisa em que foi entrevistado mais de 3.000 profissionais de todo o país em diversos campos de atuação da área de TI, a qual corresponde atualmente a 1,3 milhão de profissionais.

Dentre as profissões listadas no mercado de TI, destacam-se: segurança da informação, ciência de dados e inteligência de mercado, desenvolvimento para web e especialização em linguagens.

Confira abaixo os principais cargos e seus respectivos salários no mercado de TI:

mercado de ti Pesquisa_Remuneracao_MP_2017_1

mercado de ti Pesquisa_Remuneracao_MP_2017_3

mercado de ti Pesquisa_Remuneracao_MP_2017_1

Pesquisa_Remuneracao_MP_mercado de ti


2018 promete!

A previsão para o ano que vem é que a curva de empregabilidade continue em ascensão, uma vez que as empresas buscam cada vez mais a evolução digital. Segundo o VP de Tecnologia e Telecom do Gartner, maior instituto de pesquisas do mundo na área de Tecnologia da Informação, Arnaldo Aimola, o crescimento no mercado de TI está estimado em 4% para 2018 (informações referentes à matéria “Mercado de TI é promissor para se investir no Brasil, dizem especialistas”divulgada pela Revista Pequenas & Empresas Grades Negócios).

mercado de ti vestibular 2018 fagammon

Comments are closed.