escolha profissional - vestibular fagammon
A influência da família na escolha profissional
14 de dezembro de 2017

Como fazer uma apresentação de trabalho surpreendente

como fazer uma apresentação de trabalho eficiente - fagammon

Fazer uma apresentação de trabalho é algo bem comum da vida de qualquer estudante, desde o ensino fundamental à pós-graduação. Seminários, apresentações em congresso, trabalhos em grupo e as famosas defesas, como TCC, dissertações e teses.

Você já deve ter presenciado ou até mesmo apresentado um trabalho que não foi muito legal. Chega a ser insuportável e entediante assistir apresentações sem pé nem cabeça ou ainda quando há coerência no trabalho, mas o apresentador não consegue discorrer muito bem. Enfim, se você pensa em fazer uma apresentação inesquecível, confira nossas dicas!

Para fazer uma apresentação diga adeus ao medo de falar em público

Fazer uma apresentação

Esta com certeza é uma das maiores dificuldades de qualquer estudante. Fala trêmula, pernas bambeando, suor escorrendo… Deu branco! E aí o desespero toma conta e você acha que tudo está acabado.

O fato de você apresentar um trabalho sabendo que será julgado por outras pessoas realmente não é legal, mas isso tem que ser superado, uma vez que este medo só vai embora se você praticar bastante.

Para superar todo esse medo, tenha em mente que a sala toda passará pela mesma situação. Além disso, ninguém sabe melhor que você sobre o seu trabalho (para quem estudou muito, claro!).

Antes da apresentação, treine em casa, na frente do espelho e apresente seu trabalho aos amigos e familiares. Se preferir grave sua apresentação, ouça e tente melhorar cada vez mais.

Se o trabalho for apresentado em Power Point, coloque um limite de raciocínio em cada slide e no dia da apresentação respire fundo, se acalme e tente se lembrar dos assuntos que serão falados na ordem que você definiu.

Como fazer uma apresentação de slides sensacional

No Power Point você monta sua apresentação, faz gráficos, insere vídeos e ordena objetos.  Procure fazer uma apresentação simples, com cores leves e pouco texto. Lembre-se: os slides devem conter os tópicos principais da sua pesquisa, portanto, jamais coloque textos longos.

Se você é do tipo que gosta de sair do óbvio e dar aquela impressionada com uma apresentação “diferentona”, confira esses sites que disponibilizam modelos de em Power Point totalmente gratuitos:

📊  MyFreePPT

📊  Fppt.com

📊  PPTTemplate.net

Outro ponto importante e que poucas pessoas não dão tanta atenção é a barra de anotações (localizada abaixo de cada slide). Lá você pode descrever com detalhes o que pretende falar sobre o slide a ser apresentado.

Ao invés de colocar todas as referências no final da sua apresentação, procure inseri-las em cada slide na parte inferior com um tamanho mínimo suficiente para leitura. Coloque três no máximo.  O motivo para isso é que não é legal apresentar aquele slide cheio de referências e você falar “essas são as referências do trabalho”. Não dá tempo de ler, concorda?

Não se esqueça de numerar os slides. Se alguém tiver alguma dúvida sobre sua apresentação, é bem desagradável ter que falar “volte naquele slide que tem um gráfico azul e verde”. Muito melhor ouvir um “volte no slide 5, por favor?”

Prepare-se com antecedência e seja o centro das atenções

Tire no mínimo uma semana antes para fazer seu trabalho. Isso porque é impossível fazer uma boa apresentação um dia antes da data marcada.

Para que seu trabalho tenha coerência é importante que você crie um roteiro básico de introdução, desenvolvimento e conclusão. Fica mais fácil tanto para você organizar suas ideias quanto para o melhor entendimento do público.

No dia da apresentação, JAMAIS leia seus slides e NUNCA vire de costas para o público. Relaxe os braços e os ombros sem deixar de manter sua postura de forma profissional.

Para fazer uma apresentação ao vivo é importante que você:

👍 Agradeça o público pela presença;

👍 Apresente o título do seu trabalho;

👍 Fale brevemente sobre o assunto e esclareça o problema o qual pretende apresentar uma solução;

👍 Argumente o que está escrito em cada slide;

👍 Conclua sua apresentação e apresente seu ponto de vista;

👍 Agradeça novamente o público.

Parece fácil, né? Mas é fácil desde que você coloque isso na cabeça. Fazer uma apresentação e outras tantas faz parte da vida de qualquer estudante. E lembre-se sempre que cada apresentação deve servir como uma evolução para os próximos trabalhos que virão pela frente!

Vestibular Fagammon 2018

Comments are closed.