Memorizar conteúdos: aprenda 10 dicas infalíveis

Preencha seus dados:

;

Memorizar conteúdos é uma tarefa extremamente necessária para você que quer passar no vestibular.

A dificuldade em absorver e lembrar todo o conteúdo que os exames exigem são as reclamações mais comuns dos estudantes no período pré vestibular. Eles têm razão. Trata-se de uma infinidade de conceitos e por isso o processo aprendizagem/esquecimento torna-se praticamente contínuo.

Além disso, as pressões enfrentadas durante os estudos podem te atrapalhar a fixar as matérias que caem na prova.

O que fazer para memorizar conteúdos?

Estudar para as provas de vestibular é uma tarefa na qual muitos estudantes encontram grandes dificuldades. Um dos problemas mais frequentes que ocorrem é a falta de conhecimento de técnicas para memorizar conteúdos, que podem ser extremamente úteis e necessárias para assimilar a matéria. Para solucionar essa questão, existem algumas dicas que podem ajudar.

Fazer resumos é de longe a melhor maneira de gravar o conteúdo, pois você recebe a informação e é obrigado a processar essa informação no cérebro para elaborar uma simplificação dela. Dessa forma, você compreende primeiro, gera o conhecimento sobre o assunto e repassa isso para outro meio.

Lembre-se!

Para serem realmente eficientes, os resumos devem ser bem sintetizados mesmo, não adianta copiar e transcrever alguns trechos inteiros. O que deve ser feito é dar o seu entendimento sobre o assunto. O ideal é de no máximo uma página, para serem revistos em um simples passar de olhos, coisa de segundos ou poucos minutos.

Além disso, os resumos devem ser consultados periodicamente. Isso porque é importante, sempre que possível, estabelecer conexões entre o que está sendo aprendido e o conhecimento já armazenado em nossa mente. Isso dá para ser feito tranquilamente, por meio de plano de estudos bem elaborado.

Faça simulados!

Testar o cérebro é, sem dúvida, a segunda melhor forma de fixar o conteúdo. Intercale exercícios sempre que estiver estudando e seu cérebro entenderá que vai precisar acessar essas informações que estão sendo adquiridas. Assim, ele vai deixá-las em um lugar fácil de serem acessadas, ou seja, você vai se lembrar do que estudou com mais facilidade.

 Outras táticas para memorizar conteúdos:

– Colocar em ação: para que sua mente possa se lembrar de algum assunto específico, uma boa opção é associá-lo a alguma ação. Por isso, ao estudar, procure encontrar maneiras práticas de aprender o conteúdo.

-Objetos estranhos: o cérebro associa palavras às imagens. Se você relacionar o conteúdo que você deve estudar a algo fora do comum, as chances de memorizar o assunto com certeza serão bem maiores.

-Exagero: outra tática para memorizar um assunto é exagerá-lo. Aumentar as proporções de qualquer fato que deva ser lembrado. Por exemplo: se você estiver estudando sobre alguma guerra, imagine quantos danos imensos ela pode ter causado.

-Fantasia: transformar fatos reais em fantasia também pode te ajudar a memorizar o conteúdo estudado com mais facilidade. Procure transformar objetos inanimados que estejam relacionados ao que você deve aprender em criaturas vivas em sua mente. Pode parecer incomum, mas é isso que faz com que o cérebro guarde as informações.

-Lado pessoal: relacionar o conteúdo estudado com algo que tenha uma conexão pessoal direta com você também ajuda a memorizar. Tente encontrar pontos em comum da matéria de estudo com a sua vida.

Siga nossas dicas!

Para facilitar a absorção dos conteúdos e não deixá-los escapar durante a prova, separamos outras dicas importantes:

1-Cuide da sua saúde

Alimente-se bem, pratique atividades físicas e tenha boas noites de sono. Estar bem fisicamente vai te ajudar a ter mais concentração.

2- Escolha bem o seu local do estudo

Reserve um lugar bem iluminado, tranquilo e arejado para estudar. Há pessoas que conseguem maior rendimento estudando e ouvindo música ao mesmo tempo, outras precisam de silêncio total. Encontre seu ambiente mais confortável.

3- Dê um tempo no celular

Pode parecer difícil, mas se você conseguir desligar ou colocar seu aparelho no modo silencioso, seus estudos vão render muito mais.

4- Planeje seus estudos

Faça uma tabela com horários bem estabelecidos: estudos, descanso, lazer e as aulas no colégio ou cursinho.

5- Relaxe antes de iniciar

Antes de começar a estudar, feche os olhos por alguns minutos e concentre-se em sua respiração. Esse exercício pode ajudá-lo a se esquecer de assuntos pessoais e a conseguir concentração imediatamente.

6- Capriche na leitura

Para as matérias de Humanas (Línguas, Literatura, História, Geografia), leia a teoria sempre antes e depois da aula. A leitura em voz alta é também um bom exercício para memorização de conteúdos.

7- Espalhe post-its

Esta técnica pode te ajudar a memorizar fórmulas de Matemática, de Física ou de Química, tabelas de verbos irregulares e esquemas de ciclos biológicos. Ao olhar frequentemente para esses post-its, a memorização se dá quase que automaticamente.

8- Preste atenção aos macetes e dicas dos professores

Memorizar frases engraçadas é uma excelente maneira para se lembrar, principalmente das diversas fórmulas necessárias para os exames. Você também pode anotar as dicas dadas pelos professores, que você não encontra nos materiais didáticos.

9- Compartilhe conhecimento

Quando sentir que já conseguiu assimilar perfeitamente determinado conteúdo, ensine um colega. O ato de ensinar também é uma ferramenta de grande eficiência para fixar ainda mais a matéria. Você também pode explicar para você mesmo aquilo que você acabou de entender. Não é ler em voz alta. É explicar o que acabou de entender, como se estivesse explicando para outra pessoa.É uma dica muito simples, mas muito poderosa. Seguindo este mesmo conceito, se você tiver a oportunidade de explicar a outra pessoa, o benefício é ainda maior.

10- Assista a filmes

Muitos abordam temas que caem nas provas e, além disso, o recurso audiovisual ajuda muito a aprofundar o conhecimento. A dica é sempre pedir orientação aos professores sobre os filmes mais indicados.

Utilize nossas dicas para memorizar conteúdos de todas as disciplinas com muito mais facilidade e se dê bem na sua prova de vestibular.

Aproveite e faça já sua inscrição para o vestibular 2017 FAGAMMON.

memorizar conteúdos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *