Você precisa fazer o Enade 2017?

Você que é estudante de graduação com certeza já ouviu falar sobre o Enade.  O que muito não sabem é o quanto este exame é importante e os motivos de fazer uma boa prova. Além disso, existem muitas dúvidas relacionadas ao tema, como “se eu não fizer o Enade eu não pego meu diploma?” ou ainda “como vou saber se preciso ou não fazer o Enade?”.

Antes de responder as principais dúvidas sobre o assunto do post de hoje, vamos esclarecer alguns pontos. São eles:

O que é o Enade?

Enade significa Exame Nacional de Desempenho de Estudantes que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame é aplicado em todos os cantos do país e o objetivo é mapear e melhorar a qualidade do ensino brasileiro.

O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos alunos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, competências, habilidades para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial.

Resumindo: o Enade é o principal indicador da qualidade daquilo que o aluno aprende no período da faculdade.

Através dos resultados do exame, o Ministério da Educação analisa outros indicadores importantes, como o Índice Geral e Conceito dos Cursos. Além disso, o Enade é a ferramenta que o MEC utiliza para mostrar à população as melhores instituições e cursos do ensino superior do Brasil.

Quem precisa participar?

Como falado anteriormente, a participação é obrigatória para estudantes concluintes, ou seja, aqueles que estão próximos de pegar o tão sonhado diploma. Mas, não são todos os formandos que precisam fazer o exame. Para cada edição do Enade há determinados grupos de áreas definidas (“como assim?”). É simples. Se o seu curso está incluso em uma das áreas abaixo, você precisa fazer o Enade 2017.

Bacharel nas áreas de:

• Arquitetura e Urbanismo
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Alimentos
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Florestal
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Química
  • Engenharia e Sistemas de Informação;

Bacharel ou licenciatura nas áreas de:

• Ciência da Computação
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Sociais
  • Filosofia, Física
  • Geografia
  • História
  • Letras-Português
  • Química

Licenciatura nas áreas de:

• Artes Visuais
  • Educação Física
  • Letras – Português e Espanhol
  • Letras – Português e Inglês
  • Letras – Inglês
  • Pedagogia

Tecnólogo nas áreas de:

• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Gestão da Produção Industrial
  • Redes de Computadores
  • Gestão da Tecnologia da Informação

É verdade que o Enade é obrigatório?

Se o seu curso se enquadra em uma das áreas acima caro estudante, você é obrigado a fazer o Enade. Isso porque o exame é componente curricular da graduação, ou seja, é como se fosse uma disciplina do seu curso.

Se você foi convocado e não for fazer a prova não poderá se formar (😲) até regularizar sua situação. Em suma: sem Enade, sem diploma.

Por que é importante mandar bem na prova?

Infelizmente muitos estudantes ainda pensam assim:

“O Enade não vale nota, então não preciso estudar. Vou lá e faço a prova de qualquer jeito”.

Como falamos antes, o Enade é muito importante para a avaliação do seu curso e da sua instituição. Fazer parte de uma faculdade bem avaliada é um diferencial que te coloca em destaque no mercado de trabalho e as grandes empresas priorizam os currículos de instituições bem avaliadas. Isso significa que uma boa nota no Enade é uma marca que você deixa aqui na sua instituição e na sua carreira profissional.

Como fazer o cadastro?

No caso da Fagammon as inscrições são realizadas pelos coordenadores dos cursos. Se você estuda em outra instituição, confira se é você quem deve preencher o cadastro ou o coordenador do seu curso.

O cadastro deve feito pelo Sistema Enade até o dia 26 de novembro, data de aplicação do Exame. Para realizar o cadastro os participantes devem informar:

• Número do CPF
  • Número de telefone válido
  • Endereço de e-mail válido
  • Se você cursou mais de uma graduação deve escolher o curso em que prefere realizar a prova

Após cadastro, você receberá a senha com a qual fará todo o acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova, o acesso ao Questionário do Estudante e a conferência de seu resultado individual. O e-mail e telefone cadastrados também serão utilizados pelo Inep para o envio de informações referentes ao exame.

É importante destacar que o Questionário do Estudante deverá ser obrigatoriamente preenchido até o dia 26 de novembro. Diferentemente do que ocorria em edições anteriores do Enade, não será possível responder ao questionário depois da aplicação do exame.

Como é a prova do Enade?

A prova do Enade é constituída por questões gerais (comum a todas as áreas) e específicas para cada área. O componente de formação geral tem 10 questões, sendo 8 múltipla escolha e 2 discursivas. O componente específico é dividido em 30 questões, sendo 27 múltipla escolha e 3 discursivas.  O tempo máximo de prova são de 4 horas.

Fique atento aos prazos!

A prova do Enade 2017 será aplicada no dia 26 de novembro às 13h30min. Então, acesse o site do Enade e confira o cronograma, manual da prova e tire suas principais dúvidas sobre o exame.

Boa prova!