Dupla jornada: trabalhar e fazer faculdade é possível sim!

Uma coisa é certa: trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo é bem cansativo. Mas o resultado de todo esforço pode valer muito a pena para sua carreira profissional (e pessoal também!).
Conseguir conciliar estudo e trabalho tem três grandes vantagens. A primeira é que você passa a desenvolver seu senso de urgência de forma eficaz e sem grandes esforços. A segunda é que a capacidade de gerenciar seu tempo evolui com o passar dos dias. Por fim, ganhar um dinheirinho extra sempre cai bem!

Trabalhar e fazer faculdade sempre é possível?

Depende. Tudo vai da escolha do seu curso e do período que você estuda. Se você faz medicina em período integral, arrumar um emprego ou trabalhar como freelancer vai complicar sua vida.
Se você já tem em mente que pretende trabalhar durante a faculdade, o ideal é que você escolha um curso que seja em um único período para que você consiga organizar melhor a sua rotina. Muitas pessoas optam por trabalhar de dia estudar à noite.
É interessante que você trace um bom plano de estudos para conseguir conciliar faculdade e trabalho. Para isso, faça um cronograma e coloque prioridades em suas atividades, deixando as tarefas mais simples por último. Faça uma coisa de cada vez e não esqueça: foco é fundamental!

O que você vai ganhar trabalhando e estudando ao mesmo tempo?

AJUDA FINANCEIRA
Trabalhar algumas horas por semana te dá aquela força no orçamento, uma vez que os gastos com comida, transporte e mensalidades não são poucos. Mesmo que não consiga garantir toda a renda necessária, você já consegue oferecer uma grande ajuda aos seus pais.

RESPONSABILIDADE
Se você parar pra pensar tanto o trabalho quanto os estudos giram em torno de prazos a serem cumpridos e assuntos diversos para aprender. Saber lhe dar com situações que envolvam certa pressão te prepara para o mercado de trabalho. Tenha certeza disso!

NETWORKING
Conhecer gente nova: não há nada melhor que isso! Lembre-se sempre que, quanto maior seu círculo social, mais oportunidades baterão à sua porta. Isso é válido tanto para faculdade quanto para o trabalho.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
O seu emprego nada tem a ver com seu curso? Não se desespere! Procure com calma algum estágio na área e tente aprender o máximo que puder no emprego atual, como trabalhar em equipe, vender uma ideia ou produto. Conhecimento nunca é demais!

CRESCIMENTO PESSOAL
Amadurecimento só acontece na prática. Por isso, trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo possibilita que você desenvolva seus lados pessoal e profissional de uma vez só e o resultado desta dupla jornada fará toda a diferença na sua vida!

Pensando nas pessoas que desejam trabalhar e estudar precisam de uma renda extra, preparamos umas dicas superatuais sobre o que fazer para dar um up no orçamento.

Dog Walker

Trabalhar e fazer faculdade - dog walker
Se você adora animais de estimação, este job é uma ótima opção! Você pode oferecer serviços de passeio ou até mesmo atuar como babá de cachorro por algumas horas durante o fim de semana.

Amor pela cozinha

Trabalhar e fazer faculdade - vender doces
Sabe cozinhar como ninguém? Então, por que não vender suas delícias para amigos, vizinhos e familiares? Procure algo que seja simples de fazer, de modo que não ocupe grande parte do seu dia.

Plataformas de emprego

Trabalhar-e-fazer-faculdade-plataforma-de-emprego

Monte seu currículo e cadastre-se nas plataformas de emprego. A FAGAMMON, por exemplo, possui uma página virtual (Portal de Oportunidades) onde empresas oferecem vagas de emprego e os alunos podem cadastrar seu currículo e concorrer a essas vagas.

Desapegue!Trabalhar e fazer faculdade - vender roupas

Há sempre alguma coisa na sua casa que você não usa mais. A dica é pensar o seguinte: “o que eu tenho que não uso há mais de um ano?” Venda roupas, livros, bicicleta ou qualquer outro objeto que não vai fazer falta na sua vida.

Freelancer

Trabalhar e fazer faculdade - freelancer
Se você tem alguma habilidade na área de redação, design gráfico, fotografia, programação, etc., por que não oferecer seus serviços a um preço camarada? Seu fim de mês agradece!

Bares e restaurantes

Trabalhar e fazer faculdade - servir cafe
Trabalhar como garçom, recepcionista ou ajudante de cozinha em bares e restaurantes é uma boa ideia, mas é preciso ficar atento aos horários de trabalho, pois ficar ativo de madrugada pode prejudicar o seu desempenho nos estudos.

Aulas particulares

Trabalhar-e-fazer-faculdade-dar aula
Se você é expert em determinada disciplina, que tal dar umas aulinhas particulares? O bom é que quando ensina outras pessoas você também aprende coisas novas.

Hoje com as redes sociais ficou bem mais fácil divulgar seus produtos. Além disso, existem muitos aplicativos que são específicos para cada tipo de serviço.
Espero que este artigo seja útil para você que pretende trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo!