Preencha seus dados:

;
 

FAGAMMON Sustentável


Neste projeto pretendemos incentivar e promover ações sustentáveis que possam abranger alunos, professores, colaboradores e a comunidade em geral. Visa-se promover uma formação consciente e responsável aos nossos alunos, formando um profissional com conhecimento nos aspectos de preservação ambiental, reciclagem, reutilização, entre outros. Nesta página apresentamos ações que são desenvolvidas de forma atemporal, como a coleta seletiva e também algumas ações pontuais que foram implementadas como esse propósito.

 

 

Revitalização da Mata Ciliar


Com o apoio da UFLA, da CEMIG e do IEF, a instituição realizou em seu terreno, o processo de recomposição da mata ciliar às margens do chamado Ribeirão da Santa Casa, onde foram plantadas centenas de espécies nativas.
Com o mesmo propósito de revitalização da área, foi autorizado a COPASA a implantação de dois interceptores de esgotos sanitários juntos às margens do mesmo ribeirão. Um deles atende a FAGAMMON e o outro à comunidade lavrense. Portanto, desde então, a instituição não faz nenhum lançamento de esgoto nas aguas deste ribeirão.

 

 

Plantação de eucaliptos


Foram plantadas no ano de 2011 cerca de dez mil mudas de eucalipto para uso posterior como madeira de reflorestamento e utilização de um amplo espaço no Campus Chácara.

 

 

Instalação de placas de geração de energia


No ano de 2015 a IES investiu na instalação de 287 painéis de energia solar e de todos os equipamentos necessários para um sistema de geração de energia limpa ou ecológica, já que sua utilização não produz resíduos. O investimento, realizado no Campus Chácara, é capaz de produzir toda energia autossuficiente dos dois Campi, além de proporcionar o estoque da energia não consumida.

 

 

Coleta seletiva


A IES mantém coleta seletiva para parcelar significativamente os seus resíduos contribuindo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A ação da coleta seletiva ocorre nos dois Campi da IES, havendo segregação de seus resíduos em recicláveis secos e rejeitos, sendo desta forma disponibilizados separadamente.

 

 

Reciclagem de papel


Devido à grande quantidade de papel que era recolhida dos cestos de lixo nos diversos ambientes da IES, a FAGAMMON passou a incentivar seus funcionários e alunos a desenvolverem ações de reaproveitamento, a começar, pelo descarte adequado do papel. Com a finalidade de conscientização sobre a importância da reciclagem de papel para preservação do meio ambiente a FAGAMMON se propôs a:
• Evitar o desperdício, por meio da reutilização do papel;
• Elaborar marketing da campanha de reciclagem;
• Disponibilizar cestos específicos de coleta de papel e orientação reciclagem dos papéis.

 

 

Coleta de pilhas e baterias


A FAGAMMON possui em seus dois Campi coletores de baterias e pilhas com o objetivo de descartar corretamente esses produtos provenientes da comunidade acadêmica. Além disso, nas duas portarias existem coletores que atem a população de Lavras.

 

 

Reutilização de pneus


Por iniciativa da Empresa Júnior e apoio da FAGAMMON, foi realizada a revitalização da área de convivência dos alunos, em frente à cantina do Campus Kemper utilizando pneus para a produção de puffs reciclados e bobinas de fios para confecção mesas, criando um ambiente agradável, alegre e sustentável.