Preencha seus dados:

;
"Dedicado à Glória de Deus e ao progresso humano"

O Instituto Presbiteriano Gammon, uma das mais antigas instituições educacionais brasileiras, principiou suas atividades na segunda metade do século passado como uma iniciativa de missionários norte-americanos da Igreja Presbiteriana. Destacou-se, por seu dinamismo, por sua visão do futuro e por sua dedicação, o missionário Dr. Samuel Rhea Gammon, cujo nome, após sua morte, passou a figurar em toda a instituição.

Fundado em 1869, na cidade de Campinas, São Paulo, o Gammon foi a primeira escola evangélica do país. O surto de febre amarela que atingiu o Brasil no final do Século XIX, principalmente em Campinas, quando milhares de pessoas perderam suas vidas, levou o então denominado Colégio Internacional a transferir-se definitivamente para Lavras em 1893, marcando a abençoada trajetória do educandário que contribuiu para o enriquecimento da educação de Lavras e região. Alguns anos após o início das atividades educacionais em Minas foram criados cursos especializados em agricultura que evoluíram até o surgimento de uma escola de agricultura, a qual se transformou, em 1908, na conceituada Escola Superior de Agricultura de Lavras – ESAL. Esta foi federalizada pelo governo de João Goulart e hoje é credenciada como Universidade Federal de Lavras – UFLA.


A Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON é uma faculdade mantida pelo Instituto Presbiteriano Gammon desde 1990. Atualmente, a FAGAMMON oferece os cursos de Educação Física (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Administração (Bacharelado) e Sistemas de Informação (Bacharelado), reconhecidos pelo Ministério da Educação.

A FAGAMMON, comprometida com sua realidade histórica, vem, ao longo de sua trajetória, contribuindo para a formação humana do corpo discente através de conteúdos que favoreçam a reflexão dos estudantes, sensibilizando-os para uma visão crítica, solidária, transformadora e comprometida com a realidade local, regional e nacional.

Esse projeto de educação tem alcançado êxito, através da reunião de profissionais competentes para a condução da filosofia e o alcance pleno dos propósitos da instituição. A fé aliada à razão, como pilar da instauração do progresso humano numa visão humanística, e a busca constante da melhoria da qualidade de vida são a sustentação para realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão que a FAGAMMON leva para além da sala de aula. Incluem-se, também, nesse contexto, os indispensáveis projetos de ações assistenciais que se afinam com a condição filantrópica de sua mantenedora.


A FAGAMMON entende que uma instituição de ensino, mais do que oferecer cursos de graduação e pós-graduação, considera a evolução tecnológica e as constantes mudanças ocorridas no ambiente profissional. Por outro lado, não deixa de estar atenta à satisfação das expectativas e anseios da população, pois seu funcionamento só pode ter real significado se estiver a serviço dessa comunidade.

Como autarquia da Igreja Presbiteriana do Brasil, o Instituto Presbiteriano Gammon, através da FAGAMMON, continua desenvolvendo a missão docente convicto de que este sonho só se fez realidade porque provém de uma visão de Deus. Constata-se que, de fato, esta é uma obra de fé que caminha motivada pelo lema: “Dedicado à glória de Deus e ao progresso humano” e se baseia no ensino do Mestre dos mestres: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.