Anais

Preencha seus dados:

;
BannerData-SEI2017_

SEI 2017 – SEMANA DE ESTUDOS INTEGRADOS


 

A Semana de Estudos Integrados é um evento anual promovido pela FAGAMMON. A SEI é voltada à apresentação de trabalhos científicos e à discussão de temas relevantes nas áreas de Administração, Educação Física e Sistemas de Informação.

O objetivo da SEI é incentivar a participação de estudantes em eventos científicos e estimular a aproximação de graduandos, pesquisadores e profissionais da área através de cursos, minicursos, palestras e oficinas.

A aplicação dos diversos domínios de conhecimento e o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares sãos as principais motivações para a realização deste evento. A VI edição da SEI será realizada de 21 a 23 de setembro de 2017 na FAGAMMON.

CORPO EDITORIAL


Profa. Dra. Michelle Aline Barreto

Profa. Dra. Cintia Campolina Duarte Rocha da Silva

Profa. Me. Cristhiane Xavier Figueiredo

Prof. Me. Douglas José Mendonça

 

GESTORES


INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON – ENTIDADE MANTENEDORA

Alysson Massote Carvalho – Diretor Geral

 

FACULDADE PRESBITERIANA GAMMON – FAGAMMON

Michelle Aline Barreto – Diretora

Cintia Campolina Duarte Rocha da Silva – Coordenadora dos Cursos de Educação Física

Cristhiane Xavier Figueiredo – Coordenadora do Curso de Sistemas de Informação

Douglas José Mendonça – Coordenador do Curso de Administração

Benvindo Lírio – Secretário Geral

Lidiane Suelen de Oliveira – Bibliotecária

Geisa Andresa Teodoro de Oliveira – Secretária de Graduação/Financeiro

Maria Claudia Alvarenga Costa / Aline Alvarenga – Secretárias de Assuntos Acadêmicos e FIES

PROGRAMAÇÃO SEI 2017

QUINTA - 21 DE SETEMBRO

HORÁRIO

APRESENTAÇÃO

LOCAL

18:30-19:15

19:15-19:45

Solenidade de Abertura

-

19:45-20:45

Palestra de Abertura –
Marketing Pessoal nas Redes Sociais

-

20:45-21:00

Exposição dos Trabalhos
Científicos

-

21:00-21:30

SEXTA - 22 DE SETEMBRO

HORÁRIO

APRESENTAÇÃO POR ÁREA

LOCAL-CAMPUS KEMPER

19:00-22:30

19:00-22:30

19:00-22:30

20:30-21:00

Intervalo

-

SÁBADO - 23 DE SETEMBRO

HORÁRIO

ADMINISTRAÇÃO

LOCAL-CAMPUS KEMPER

08:00-9:30

09:30-10:00

Intervalo

-

10:00-12:00

Palestra Novas perspectivas
para o Mercado de Café
Brasileiro

-

13:30-15:00

Palestra Uma Startup no Varejo

-

15:00-15:30

Intervalo

-

15:30-17:30

Palestra Sustentabilidade
Empresarial na Prática

-

HORÁRIO

EDUCAÇÃO FÍSICA

LOCAL-CAMPUS KEMPER

08:00-12:00

09:30-10:00

Intervalo

-

13:30-17:30

Curso Recreação e Lazer:
Oportunidades e Possibilidades

-

15:00-15:30

Intervalo

-

HORÁRIO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

LOCAL-CAMPUS KEMPER

08:00-12:00

09:30-10:00

Intervalo

-

13:30-17:30

Curso Análise Forense
Computacional

-

15:00-15:30

Intervalo

-

TEMAS E PALESTRANTES


 

QUINTA (21/09)
19:45-20:45 – Palestra de Abertura –  Marketing Pessoal nas Redes Sociais – Argentino Bueno.

 

SEXTA (22/09)

19:00-22:30 – A TV e os Novos Mercados de Mídia no Sul de Minas – Luiz Carlos Araujo / Jorge Kendi Nakano.
19:00-22:30 – Treinamento de Força e Oclusão Vascular – Prof. Dr. Jefferson Novaes.
19:00-22:30 – Análise Forense Computacional – Plínio Márcio Braga Torres.

 

SÁBADO (23/09)

 

Área – Administração

08:00-09:30 – Novas Tecnologias Digitais e seu Impacto nas Instituições Financeiras – Me. Renata Aparecida Carvalho.
10:00-12:00 – Novas perspectivas para o Mercado de Café Brasileiro – Dr. Paulo Henrique Montagna Vicente Leme.
13:30-15:00 – Uma Startup no Varejo – Fabrizio Reale Serra. 
15:30-17:30 – Sustentabilidade Empresarial na Prática – Luiz Augusto Reis Almeida.   

 

Área – Educação Física

08:00-12:00 – Curso Teórico Prático de Circuito HIIT Funcional – Prof. Dr. Jefferson Novaes.
13:30-17:30 – Curso Recreação e Lazer: Oportunidades e Possibilidades – Prof. Elvis Carlos Dantas e Profa. Aurilene Alves de Moraes.

 

Área – Sistemas de Informação

08:00-12:00 – Curso Análise Forense Computacional – Plínio Márcio Braga Torres.

– 13:30-17:30 – Curso Análise Forense Computacional – Plínio Márcio Braga Torres.

PALESTRANTES




Argentino Bueno




Atuando há mais de 20 anos no mercado, Argentino é especialista em comportamento humano, Treinador Comportamental, Formador de Coaches, Consultor de RH e Professor em cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão de Pessoas e Marketing. Através de sua experiência como Executivo, Treinador e Coach, identificou que os maiores desafios de uma organização não é a falta de competências técnicas ou problemas psicológicos de seus colaboradores, mas sim, de ordem comportamental. Com essa constatação, buscou formas de aperfeiçoar o processo de comunicação interpessoal, motivação, empatia, propósito pessoal e a formação de lideranças nas empresas.

Com o objetivo de difundir essas técnicas fundou o IPECH, uma empresa focada no desenvolvimento humano e que atua no mercado oferecendo soluções de Executivo e Business Coach e Treinamento Comparativo.

Argentino é mestre em Administração pelo CENEC/UFJF, formado pelo mesmo curso na UNIS e graduado também em História (UNIS). Possui pós-graduação em Marketing pela ESPM Brasil, Educação (Universidade Federal de Itajubá) e Gestão de Marketing (Grupo Prisma). Dentre suas formações, incluem: Master e Executive Coach e PNL aplicada ao Coaching pelo Instituto Coaching e Hipnose Ericksoniana (ACT Instituto).



Área - Administração






Luiz Carlos Araujo




Luiz Carlos Araújo é formado em Administração e Executivo de Contas da EPTV Sul de Minas a 25 anos.






Jorge Kendi Nakano




Jorge Kendi Nakano é formado em Marketing e é responsável pelo planejamento de mercado da EPTV Sul de Minas desde 2016.






Renata Aparecida Carvalho




Formada em Sistemas de Informação pela FADOM, Renata é pós-graduada em Administração de Sistemas pela UFLA e mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Atualmente atua como Gerente Geral do Banco Bradesco na cidade de Bom Sucesso.






Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme




Professor Adjunto no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de Marketing, Estratégia e Inovação. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas. Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas. Pesquisador na área de Estudos de Mercado Construtivistas e Construção de Mercados, analisando certificações sustentáveis (terceiro setor e públicas), de qualidade e origem no agronegócio, com foco na construção dos mercados de produtos especiais e diferenciados, especialmente no agronegócio café. Ministra aulas sobre empreendedorismo, marketing, gestão rural e elaboração e avaliação de projetos. Coordenador da UFLA Jr. Consultoria Administrativa, Coordenador do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo (NEEMP) e Pesquisador do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM) da UFLA.






Fabrizio Reale Serra




Atualmente, Fabrizio é Gerente de Operações do Méliuz e responsável pelas negociações e operações da empresa dentro da Rede GF Supermercados. Natural de Belo Horizonte, Fabrizio é graduado em Administração de Empresas pela Universidade FUMEC e tem MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Pitágoras. Já atuou nas empresas Gol Linhas Aéreas, Primus Turismo, Banco Santander, VAR do Brasil Ambiental, entre outras.






Luiz Augusto Reis Almeida




Luiz Augusto é Gestor de Marketing da Rede GF Supermercados. Implantou diversas ações e projetos, dentre eles os projetos sociais Quatro Cantos, Semeadores, EcoBanda e EcoCena, que já aconteceram em 22 cidades do sul de Minas e rendeu à Rede GF o título de Empresa Sustentável em 2013, pela AMIS. Um dos seus trunfos é criar parcerias para viabilizar esses e outros projetos. Luiz Augusto também é professor universitário e empreendedor na área digital.



Área - Educação Física






Jefferson S. Novaes




Jefferson S. Novaes possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação Física. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Escola de Educação Física e Desporto da UFRJ e autor e coautor de mais de 250 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Além disso, é autor dos seguintes livros:

1. Ginástica em academia no Rio de Janeiro (1991)

2. Ginástica de academia: teoria e prática (1996)

3. Estética: o corpo na academia (2001)

4. Composição corporal e obesidade infantil (2004)

5. Manual de primeiros socorros para professores de Educação Física (2006)

6. Manual de metodologia da pesquisa para Educação Física e Desporto (2007)

7. Ciência do treinamento de força em exercícios resistidos (2008)

8. Personal training e condicionamento físico em academia (2009)

9. Rio de Janeiro e suas múltiplas possibilidades de intervenção no esporte, lazer e qualidade de vida (2011)

10. Core & Training: Treinamento funcional, Pilates e Plataforma






Elvis Carlos Dantas




Elvis Carlos Dantas é formado em Educação Física pela ESEF Jundiaí e possui mais de 15 anos de experiência em recreação em acampamentos (Sítio do Carroção e Rep Lago), agências de turismo, eventos, convenções, guia de grupos na Disney. Professor de Organização de Atividades Recreativas na Etec de Vinhedo - SP (2011).






Aurilene Alves de Moraes




Graduada em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo em 2002, especialista em Animação Sociocultural pelo SENAC de São Paulo. Atua na área de Educação e Lazer Pedagógico em escolas, acampamentos, hotéis e outros. Tem experiência em Recreação e Lazer em todas as faixas etárias. No Acampamento Sítio do Carroção é Condutora de Passeios, Supervisora de Monitores e Apresentadora do Setor de Atendimento ao Cliente. Além disso, ministra palestras sobre Lazer e Recreação (teoria e prática) e faz treinamentos para monitores na área de Lazer. Aurilene é guia pedagógica em São Paulo e guia para adolescentes em passeios no Brasil e exterior, como Disney World. É ainda apresentadora dos Jogos Digitais e Audiovisuais da empresa Brinca Brasil e professora de Educação Física na Escola Beit Yaacov em SP, no Ensino Médio. Possui experiência com Treinamento de Voleibol Infantil, pintura facial e escultura em balões, cantigas de roda, teatro empresarial e contação de histórias.



Área - Sistema de Informação






Plínio Márcio Braga Torres




Plínio possui formação em Sistemas de Informação e MBA em Governança de Tecnologia da Informação. Atualmente é Analista da Coordenadoria de Segurança da Informação da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da UFLA. Atua na elaboração e cumprimento da Política Institucional de Segurança da Informação e Comunicações e coordena as ações da Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais da UFLA. É ainda Professor de Ensino Técnico em disciplinas de Segurança Computacional do Governo do Estado de Minas Gerais e possui as seguintes formações: Segurança Computacional, Aplicações de Segurança, Invasão de Aplicações Web, Engenharia Reversa de Código Malicioso, Equipe de Tratamento de Incidentes de Segurança e Análise Forense pela Rede Nacional de Pesquisas e pela SonicWall Inc.

INSCRIÇÃO SEI 2017

CATEGORIA

ATÉ 12 DE SETEMBRO

A PARTIR DE 12 DE SETEMBRO

Profissionais

Estudantes de graduação e pós

R$50,00

R$65,00



PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES


 

Após o preenchimento do formulário online você receberá um email de pré-inscrição que deverá ser impresso e levado até a Secretaria do Campus Kemper de 13h00min às 21h30min para realização do pagamento. Sua inscrição somente será confirmada após o pagamento da taxa, portanto, é necessário que o pagamento seja realizado até o dia 12 de setembro para que o desconto seja de fato computado.
Estudantes deverão apresentar, além do comprovante de inscrição, a carteirinha de estudante e um documento de identificação. Caso não receba em seu e-mail a confirmação de inscrição juntamente com o PDF, envie uma mensagem para seifagammon@gammon.br.

 

Para realizar sua inscrição, preencha os dados abaixo:

Dados pessoais

Seu nome (obrigatório):
CPF (obrigatório):
Seu e-mail (obrigatório):
Telefone (obrigatório):

Escolha uma das opções abaixo e especifique (obrigatório):
 Estudante FAGAMMON. Estudante de outra instituição. Profissional do mercado.

Escolha sua área de participação

 Administração Educação Física Sistemação de Informação

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS


 

Com o objetivo de promover a multidisciplinaridade dos cursos de graduação da instituição e também interinstitucional, a SEI-FAGAMMON 2017 recebe trabalhos científicos que, após aprovados, poderão ser apresentados por meio de pôsteres durante a realização do evento. Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 05 de setembro de 2017 no email seifagammon@gammon.br. Os interessados em apresentar trabalhos científicos deverão observar as normas definidas pela organização do evento, apresentadas a seguir.

 

Áreas temáticas

Administração/Economia/Contabilidade Educação Física
  • Contabilidade de Gerencial e Controladoria
  • Direito Administrativo e Empresarial
  • Gerência de Projetos
  • Gestão Ambiental e Qualidade Total
  • Gestão de Pessoas, Cultura e Poder nas Organizações
  • Gestão de Processos de Negócio
  • Gestão do Conhecimento
  • Gestão Econômica e Financeira
  • Gestão Pública
  • Inovação, Empreendedorismo, Marketing e Planejamento Estratégico
  • Produção, Custos, Logística e Cadeia de Suprimentos
  • Redes Organizacionais, Responsabilidade Social e Terceiro Setor
  • Fisiologia do Exercício / Treinamento Desportivo;
  • Biomecânica;
  • Nutrição;
  • Estudos do Lazer;
  • Práticas Pedagógicas / Práticas Docentes;
  • Estudos Curriculares;
  • Esportes Individuais ou Coletivos;
  • Atividade Física e Saúde;
  • Aprendizagem Motora;
  • História da Educação Física;
  • Educação Física Adaptada e Populações Especiais
Sistemas de Informação/Ciência da Computação:
  • Alinhamento estratégico entre TI e negócio
  • Arquitetura de software de SI
  • Arquiteturas distribuídas, móveis e abertas
  • Arquitetura orientada a serviços e reuso
  • Aspectos humanos e sociais em SI
  • Datawarehousing e OLAP
  • E-business e e-commerce
  • Enterprise Information Systems (EIS),Enterprise Resource Planning (ERP)
  • Estratégia de SI e modelos inovadores de negócios
  • Educação em SI
  • Engenharia de requisitos
  • Garantia da qualidade em SI
  • Gestão da segurança da informação
  • Gestão de processos em SI (metodologias de gestão, repositórios de processos, modelagem de processos, social BPM, processos intensivos em conhecimento, adaptação de processos, processos sensíveis a contexto)
  • Gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional
  • Gestão de pessoas em SI
  • Governança de TI
  • Integração de aplicações corporativas
  • Interação humano-computador em SI
  • Metodologias e abordagens para engenharia de SI
  • Mídias sociais
  • Modelagem conceitual de SI
  • Paradigmas de desenvolvimento em SI (agentes, aspectos, modelos, MDD, componentes, métodos formais, características, TDD, métodos ágeis, dentre outros)
  • Pesquisa operacional e modelagem de sistemas
  • Planejamento estratégico de sistemas e TI
  • Serviços WEB
  • SI inteligentes (agentes inteligentes, algoritmos genéticos, aprendizagem de máquina, mineração de dados, modelos formais, ontologias, raciocínio automatizado, redes neurais, representação de conhecimento)

 


 

Normas para submissão

  • Os trabalhos deverão ser inéditos e de autoria dos autores para fins de publicação no anais da SEI-FAGAMMON. A organização do evento e da Diretoria da FAGAMMON condenam qualquer ação que possa caracterizar cópia, plágio ou equivalentes na elaboração do trabalho.
  • Não há limites para o número de trabalhos a serem enviados. Entretanto, cada trabalho poderá conter no máximo cinco autores, sendo que, a realização da inscrição deverá ser realizada apenas por um dos autores do trabalho;
  • O(s) autor(es) deverão encaminhar dois arquivos do trabalho, sendo, o primeiro denominado “trabalho_com_nome” e o segundo “trabalho_sem_nome”. Apenas no arquivo denominado “trabalho_com_nome” deverá(ão) constar o nome(s) do(s) autor(es). Caso o a arquivo “trabalho_sem_nome” contenha o nome de qualquer autor, o trabalho será rejeitado pela organização do evento.
  • Os interessados deverão realizar o download do modelo de documento do evento, onde constam o logotipo e dados da SEI-FAGAMMON, configurado em papel tamanho A4, com margem superior, inferior, direita e esquerda em 2 cm e editar o resumo do seu trabalho com até 500 palavras, limitado a uma página. Além disso, o resumo deverá ser editado com espaçamento simples entre linhas e utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • O resumo deverá conter: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultado e Conclusão;
  • Os trabalhos poderão ser escritos em português ou inglês;
  • O Título do resumo deverá constar em português e Inglês;
  • Palavras-chave e keywords em número máximo de 3;
  • As citações deverão ser inseridas no corpo do texto conforme normas da ABNT;
  • Os arquivos (“trabalho_com_nome” e “trabalho_sem_nome”) contendo o resumo deverão ser enviados em formato PDF para o email: seifagammon@gammon.br. Após a realização de conferência dos arquivos, será enviada uma confirmação de recebimento com número de protocolo ao autor responsável pela inscrição do trabalho.
  • A substituição dos arquivos ou a solicitação de alteração de qualquer parte do trabalho não será aceitas;
  • A ordem de autorias não será alterada após o recebimento da submissão do trabalho;
  • Serão avaliados somente os trabalhos que se enquadrem em uma das Áreas Temáticas estabelecidas para a SEI-FAGAMMON, e que estiverem de acordo com as Normas de Submissão do evento;
  • Serão selecionados os trabalhos com nota de avaliação mais alta;
  • A data de divulgação dos trabalhos aprovados será determinada pela comissão organizadora;
  • Atenção: inseridos no Anais da forma como foram submetidos ao evento, não sendo realizada nenhuma revisão de texto. Desse modo, eventuais erros de editoração nos resumos serão de inteira responsabilidade dos autores.
Trabalho sem nome Trabalho com nome Pôster
Download Download Download

 

Normas para exposição de pôster

  • Somente os trabalhos aprovados poderão ser expostos em formato de pôster. Além disso, ao menos um dos autores deverá se inscrever na SEI-FAGAMMON.
  • Será enviada uma confirmação de recebimento com número de protocolo ao autor responsável pela exposição do pôster do trabalho.
  • A editoração e a impressão do material são de responsabilidade dos autores. Para que o trabalho seja exposto é obrigatória a presença de ao menos um dos autores para divulgar e dar esclarecimentos sobre o trabalho aos participantes do evento;
  • O pôster deverá ser fixado em local e horário a ser indicado pela organização da SEI-FAGAMMON,.
  • Somente os autores que participarem da exposição do pôster receberão certificado de apresentação;
  • Os autores que desejarem expor seus trabalhos deverão: realizar o download do modelo de pôster do evento, onde constam o logotipo e dados da SEI-FAGAMMON; respeitar as dimensões definidas no arquivo (1 x 1,30m); editar o resumo do seu trabalho com até 800 palavras; e organizar o layout em duas colunas inserindo a introdução, os objetivos, a metodologia, os resultados, a conclusão e as referências do trabalho. A utilização de gráficos, tabelas, figuras e quadros torna-se opcional;
  • Palavras-chave e keywords em número máximo de 3;
  • As citações e referências deverão ser inseridas no corpo do texto conforme normas da ABNT.

ANAIS


 

Clique no link abaixo para fazer o download do arquivo:

SEI 2016 – V Semana de Estudos Integrados da FAGAMMON

CONTATO


 

Instituição responsável: Faculdade Presbiteriana Gammon- FAGAMMON

Praça Dr. Augusto Silva, 616, Centro – CEP 37200-000 – Lavras/MG

Telefone: (35) 3694-2152

E-mail: seifagammon@gammon.br

Resultado da Avaliação de Resumos


 

Sucesso!
Foram 61 resumos recebidos que abordam diversos temas do Evento, sendo aceitos 27 para apresentação dos pôsteres. Para visualizar os resumos, acesse o link abaixo: