Search
  • FAGAMMON

Como fazer uma redação nota 1000

Uma das primeiras coisas que vem à cabeça de quem pretende prestar vestibular é “quais os temas de redação Enem / Vestibular que poderão cair este ano?”. Só de pensar que é fundamental saber como fazer uma redação já dá um frio na barriga em muita gente que pretende ingressar em um curso superior. Isso porque a famosa redação dissertativa é o maior critério de classificação de qualquer prova de vestibular e Enem. Zerou na redação? Já era! Mas afinal, qual é o segredo das redações nota 1000 do Enem? O que é avaliado pelos corretores? Existe algum modelo de redação que é possível seguir? Essas e outras dúvidas serão respondidas agora! Bora lá aprender como fazer uma boa redação!

Redação Enem / Vestibular: O que é? Onde vive? Como se reproduz?



O primeiro passo é entender os conceitos que giram em torno da palavra REDAÇÃO. Quando você lê “redija um texto dissertativo-argumentativo” significa a mesma coisa que “apresente um raciocínio (ideia) e defenda seu ponto de vista (opinião) sobre um determinado tema”. Veja bem: os corretores não podem ser avisados que você está expressando a sua opinião. Portanto, EVITE frases como:

“Para mim…”. “Meu argumento é…”. “Em minha opinião…”. “Eu acho que…”. “Tenho certeza que…”.

Suas ideias devem ser organizadas, de forma que exista uma coerência entre os parágrafos e seus argumentos devem ser justificados conforme o que você aprendeu ao longo dos anos.

Introdução

São muitos os temas de redação que podem cair na prova. Independente do tema, seja na redação Enem ou Vestibular, leia com atenção e tente se lembrar de algum exemplo, comparação, confronto ou qualquer outro acontecimento histórico que tenha a ver com o assunto e que defenda o seu ponto de vista. Quanto às referências, use-as com propriedade e evite frases como: “No passado…”, “Desde o início…”, pois fundamentos abstratos como estes não representam qualquer compromisso com o acontecimento de fato.

Desenvolvimento

Problematize sempre! Comece falando sobre por que o assunto é um problema e pense: é possível resolvê-lo? No próximo parágrafo responda: ✏️ Sim, como? ✏️ Não, por quê? Dica: considere para cada parágrafo uma média de 5 a 7 linhas. O uso de conectivos como, “portanto”, “entretanto”, “dessa forma”, “sendo assim”, etc., mantém os parágrafos coesos e lineares.

Conclusão

É hora de expor a sua opinião, mas lembre-se do que foi falando antes: nada de “eu acho, eu acredito, eu isso ou aquilo”, ok? A ideia é que você fuja de argumentos batidos e vagos, como:

 “É preciso conscientizar as pessoas que…”.  “Concluindo…”  “Finalizando…”  “É necessária uma campanha de conscientização para…”.  “O ideal é que o governo crie uma lei…”.

Para fechar com chave de ouro o raciocínio das ideias já expostas no texto, pense no problema e apresente respostas consistentes para as seguintes questões:

✏️ O que precisa ser feito? ✏️ Como será feito? ✏️ Quem vai fazer? ✏️ Para quem?

Após finalizar o texto, pense no título. Não caia na armadilha de reproduzir o enunciado do tema da redação como título. Pense em algo que traga a essência do que foi escrito. Agora, vamos às dicas de redação!


1. Comece pela redação As chances de você estar mentalmente esgotado(a) após responder às inúmeras questões são enormes. Por isso, deixar para fazer a redação por último não é uma boa ideia.

2. Use o seu poder de argumentação Exponha sua ideia de forma clara e demonstre como seu argumento pode solucionar o problema exposto. Apresente seus pontos de vista com firmeza e conduza seu texto a uma solução viável.

3. Tchau ironia! De forma alguma seu texto deve apresentar algum tipo de sarcasmo. Além de ser uma grande falta de respeito com a banca examinadora, não é permitido este tipo de recurso.

4. Jamais rasure Não é à toa que há sempre uma folha de rascunho, portanto, use-a! Tenha muito cuidado ao passar o texto para a folha definitiva, ok?

5. Evite palavras difíceis de entender Por mais que você saiba o significado da palavra “frugal”, opte por usar um vocabulário claro que transmita suas ideias. Obs.: “frugal” é o mesmo que “simples”. 😂

6. Cuidado com o tempo! Seu pior inimigo na hora de fazer uma prova é o tempo. No caso do Enem 2017 (veja as mudanças para este ano) você terá 5h30min para responder as questões de Linguagens e Ciências Humanas e ainda fazer a Redação. A dica é que você separe, no máximo, 1h30min para a Redação, sobrando 4h para responder as questões. Esse raciocínio depende muito do tipo de prova de Vestibular que você pretende fazer. Leia todo o Edital com antecedência e organize seu tempo.

7. Seja natural Na hora de escrever imagine-se conversando com alguém à sua frente. Fique à vontade, escreva pausadamente sem atropelar as ideias e dê ao seu texto uma pegada mais humanizada. Se você é do tipo que fala muitas gírias e possui vários vícios de linguagem, tente substituí-los por palavras que representam o que você pretende demonstrar.

8. Revise Terminou de fazer a redação do seu rascunho? É hora de conferir se ela tem começo, meio e fim. Você conseguiu defender seu ponto de vista? Suas ideias estão claras e apresentam uma ordem que faça sentido? Respeitou a correção gramatical (cuidado com a pontuação, regência, crase e concordância)?

9. Agora é pra valer! Repare em uma coisa: começou bem e terminou melhor? Pronto! Passe tudo a limpo com uma letra LEGÍVEL e respeitando as margens.

Para você ter uma ideia de como fazer uma boa redação Enem / Vestibular, o G1 publicou uma matéria superinteressante sobre os dez candidatos que tiraram nota 1000 na redação do Enem 2015. Lá, você confere todas as transcrições literais, podendo usá-las como modelo de redação para treinar bastante em casa!

É muito importante que você se mantenha atualizado sobre os diversos assuntos que estão sendo falados ultimamente, uma vez que os temas de redação Enem / Vestibular sempre abordam questões sociais, ambientais, tecnológicas ou culturais.

Correção da redação

Nem todo mundo sabe o que é avaliado pela banca examinadora. É bom estar atento(a) aos seguintes requisitos principais:

✅ Letra legível é fundamental. Se o corretor não conseguir ler sua redação, todo seu esforço terá sido em vão. ✅ Respeite as margens e parágrafos. Nada de ficar escrevendo fora da linha. E tem mais: os parágrafos devem ser iniciados com espaçamento. ✅  Frases na medida. Isso quer dizer que não devem nem ser curtas demais nem longas e cansativas. ✅ Dissertação. Lembre-se que o seu texto deve estar estruturado em uma introdução, desenvolvimento e conclusão. As ideias devem ser lineares, ok? ✅ Coerência e coesão. Se você defende uma ideia, persista até o final interligando os argumentos com os famosos conectivos que falamos anteriormente. ✅ Nada de repetição. Com tantos sinônimos dando mole por aí, não fica legal você repetir várias vezes a mesma palavra. ✅ Pontuação. Geralmente as vírgulas são as vilãs de um texto, podendo mudar todo o sentido da frase. Se o parágrafo estiver muito longo, use o ponto final. ✅ Acentuação. Percebe a diferença entre “está” e “esta”? “País” e “pais”? Portanto, confira se você acentuou todas as palavras corretamente.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de redação Enem / Vestibular.

626 views3 comments

   Praça Dr. Augusto Silva, 616 - Centro, Lavras - MG, 37.200-154 

© 2020 By Marketing Fagammon

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black