• FAGAMMON

O curso de pedagogia e suas possibilidades no mercado

Quando sabemos que estamos diante de um profissional de Pedagogia, é certo: sempre achamos que se trata de um professor da educação básica, mas isso nem sempre procede.

Com uma enorme responsabilidade - afinal, como mudar o mundo para melhor se não pela educação? -, esses profissionais têm uma série de áreas de atuação que muitas pessoas desconhecem.

No ambiente escolar

Além da sala de aula, o profissional pode atuar como orientador educacional, acompanhando a rotina da escola, resolvendo conflitos, unindo escola e família e propondo ações para a comunidade inteira.

No ambiente escolar ainda, ele também pode atuar na parte de gestão da educação, como coordenador pedagógico, supervisor escolar ou gestor (diretor de escola).

Na área da saúde

Fora das escolas, um(a) pedagogo(a) tem muito a fazer. Esse profissional também pode atuar nos hospitais e instituições de saúde promovendo práticas educativas para crianças que passam por longos períodos de tratamento.

Isso garante, além de aprendizagem, bem-estar psicológico e qualidade de vida para esses pacientes.

Pesquisa científica

Esses profissionais fazem um trabalho para lá de importante: por meio de pesquisas científicas, eles buscam atualizar os conhecimentos pedagógicos e desenvolver novos métodos que capazes de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

Recursos humanos

A área empresarial também tem lugar para bons profissionais da pedagogia. Um bom pedagogo é capacitado para o planejamento e execução de ações de recrutamento, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento de equipes e pessoas.

ONGs

O profissional da educação também está preparado para atuar junto a organizações filantrópicas e ONGs, pois, com sua formação interdisciplinar, envolvendo psicologia, sociologia, história e filosofia, ele está apto a lidar com conflitos e resolver situações que envolvam a educação.

Editoras

Ele pode atuar ainda nas editoras como assessor pedagógico na confecção de materiais didáticos.

Na área da saúde

Pesquisa científica